Gerenciar emoções

Sem categoria
Artigo publicado pelo Jornal A Notícia do Estado de Santa Catarina em 05/05/2010

Todo ser humano passa por turbulências em sua vida. A alguns falta o pão na mesa; a outros, a alegria na alma. O homem sonha em viver dias felizes, mas não sabe conquistar a felicidade. Por que muitos falharam em conquistar a felicidade? Precisamos aprender a navegar nas águas da emoção se quisermos ter qualidade de vida no mundo estressante em que vivemos.

No mundo da emoção você precisa treinar tua emoção para ser feliz. Você precisa educá-la para superar as perdas e as frustrações. Caso contrário, sua emoção nunca será estável nem capaz de contemplar o belo nos pequenos eventos da rotina diária.

Duvide de tudo aquilo que controla tua emoção e conspira contra tua vida. Critique cada pensamento negativo. Existe um pequeno “eu” no teu interior. Ele pode ser seu amigo ou o pior inimigo, tudo vai depender do teu relacionamento com o seu self. Critique a passividade do “eu”. Critique seu conformismo e reflita sobre as causas de seus conflitos. O seu self deve contribuir para reeditar para reprogramar o filme do seu inconsciente.

Você não pode apagar o filme da tua vida, mas pode reprogramar, reeditar. Não há milagre para mudar a personalidade, mas é possível treinar a emoção para ser feliz. É importante perdoar e saber se perdoar. Mesmo que nada, em sua avaliação, justifique perdoar uma ofensa, faça-o por amor a si mesmo. Quando você perdoa, aquela emoção morre dentro de você e renasce de outra forma. Gerencie as emoções. Caso contrário, seu inimigo interior, seu “eu”, dormirá com você.

A mudança está em suas mãos. Reprograma sua meta. Procure ajuda se precisar. Qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Busque o bem e viverás melhor. Seja um sábio, reconheça seus erros e não se esconda atrás da sua rigidez. Proteja sua emoção. Não faça de sua emoção uma lata de lixo.


Comentários:

    Cadastre seu e-mail e receba promoções e novidades exclusivas